Login  |   Cadastre-se   |   Fale Conosco  |   Trabalhe Conosco  |   Ajuda             Youtube  

25 de setembro de 2017
Carrinho Vazio
Você está em: Home >> Liturgia Diária


Compartilhe: Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Liturgia do dia 25/09/2017


Leituras
Esd 1,1-6
Sl 125 (126),1-2ab.2cd-3. 4-5. 6 (R. 3a)
Lc 8,16-18

25ª Semana do Tempo Comum - Ano A

Segunda-Feira

Primeira Leitura: Esd 1,1-6

1 No primeiro ano de Ciro, rei da Pérsia, para que se cumprisse a palavra de Javé proferida pela boca de Jeremias, Javé excitou o espírito de Ciro, rei da Pérsia, que fez, de viva voz e por escrito, esta proclamação, em todo o seu reino: 2 “Assim fala Ciro, rei da Pérsia: ‘Javé, Deus do céu, deu-me todos os reinos da terra, e ele mesmo me ordenou de lhe construir uma Casa em Jerusalém, que está em Judá. 3 Quem, dentre vós, é de seu povo? Que seu Deus esteja com ele; suba a Jerusalém, em Judá, e construa a Casa de Javé, Deus de Israel! É o Deus que está em Jerusalém. 4 E os povos que habitam todos os lugares onde estão os restantes de Judá, que esses povos ajudem com prata, ouro, objetos e rebanhos, presentes voluntários, para o Templo do Deus que habita em Jerusalém”. 5 Os chefes da família de Judá e de Benjamin, os sacerdotes e levitas, todos aqueles a quem Deus excitou o espírito ergueram-se para partir, com o fim de construir a Casa de Javé, que está em Jerusalém. 6 Os seus vizinhos ajudaram-nos fortemente com objetos de prata e ouro, utensílios, rebanhos e coisas preciosas, sem contar as oferendas voluntárias.

Salmo: Sl 125 (126),1-2ab.2cd-3. 4-5. 6 (R. 3a)

R. Maravilhas fez conosco o Senhor!

1 Quando o Senhor a Sião reconduzia os cativos, estar sonhando pensávamos. 2ab Tínhamos risos na boca e em nossos lábios, canções.

2cd Entre as nações exclamavam: “Deus fez por eles prodígios!”. 3 Sim, por nós fez maravilhas, e de alegria exultávamos!

4 Muda, Senhor, nossa sorte, como as torrentes do Sul: 5 Os que semeiam chorando colham a messe entre cânticos!

6 Saindo embora a chorar quem leva sua semente, possa voltar, entre hinos, trazendo os feixes colhidos!

Evangelho: Lc 8,16-18

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 16 Ninguém acende uma lâmpada e a cobre com uma vasilha ou a coloca debaixo da cama. Pelo contrário, coloca-a num lugar apropriado, para que todos os que entrem vejam a luz.17 Porque não há nada escondido que não seja um dia descoberto; nada de secreto, que não deva ser conhecido e divulgado. 18 Tomai cuidado, portanto, com o modo com que ouvis! Pois ao que tiver, lhe será dado; mas àquele que não tiver, será tirado até aquilo que julgava ter!”.

Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2017 - Ano A - São Mateus, Brasília, Edições CNBB, 2016.

Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.

Boa Nova para cada dia

“Ninguém acende uma lâmpada para cobri-la com uma vasilha” (Lc 8,16a). 

Neste Evangelho Jesus se dirige a uma multidão, na qual se incluíam seus discípulos. Jesus dá três ensinamentos: a) sobre a lâmpada acesa que não deve ser coberta; b) sobre o que está oculto e será revelado; c) sobre quem tem alguma coisa e que ainda receberá mais; isto é, os talentos que cada um recebe e que deve ser multiplicado no Reino de Deus. 

Vamos nos deter na consideração da lâmpada acesa. 

Todos sabemos que não se acende uma lâmpada, uma vela, para depois cobri-la, de modo que sua luz não ilumine nada. Uma vela é acesa quando precisamos de sua luz.

Mas Jesus estava falando de maneira simbólica. 

Precisamos entender o que Ele queria dizer com a lâmpada e sua luz. E, ainda mais, quem é esta lâmpada, por quem é acesa,  e por quê. 

Como em outras ocasiões, precisamos encontrar nos Evangelhos as respostas a estas questões. 

No momento em que falava aquela multidão, Jesus era a luz que iluminava aquelas mentes e aquecia aqueles corações no amor de Deus, cujo Reino Ele anunciava. 

De fato, Ele mesmo se dirá ‘Luz’, como lemos em Jo 8,12: “Eu sou a Luz do mundo. Quem me segue não andará nas trevas, mas terá a Luz da Vida”. 

Aqui está claro que esta Luz é Jesus. E Ele tira as pessoas das trevas

Ora, as trevas são o mundo do pecado e da morte

Os mortos iam para a escuridão do mundo subterrâneo e lá permaneciam. Portanto tirando as pessoas das trevas do pecado e da morte, Jesus lhe dá a Ressurreição, a Luz da Vida. Trata-se de uma Luz eterna, pois esta é a Vida Eterna; não haveria sentido Jesus tirar alguém das trevas sem o estabelecer na Luz. 

Aprofundando nossa reflexão, perguntamos pela Vida Eterna onde brilha a Luz contra as trevas. Ora, esta Vida Eterna é a Ressurreição. Quem dá esta Luz a Jesus para que Ele a dê aos que Nele creem é Deus. 

São Paulo nos diz: Deus O ressuscitou: ... se ... no teu coração creres que Deus ressuscitou [Jesus] dos mortos, serás salvo. (Rm 10,9). Aqui não só está dito que é Deus quem ressuscita Jesus, como também por meio de Jesus vem a Salvação a todos os que Nele crerem. 

Assim encontramos as respostas procuradas. 

A fonte de Luz para a Vida Eterna é Deus. 

A Vida Eterna é a Ressurreição que Deus deu a Jesus. E Jesus dá esta Luz a todos os que Nele crerem para que não permaneçam nas trevas da morte. 

Esta Luz acesa por Deus não pode ficar escondida neste mundo. E no céu, jamais se apagará. 

É por este motivo que todos nós receberemos, depois de nossa morte, a Luz da Ressurreição, para estarmos com Deus para sempre. 

Agradeçamos a Jesus por este ensinamento tão profundo e ao mesmo tempo simples. Sintamo-nos incluídos entre aqueles que Jesus chamou de ‘pequeninos’, aos quais Deus Pai revelou estes segredos, não aos ‘sábios’ deste mundo. 

Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.





Preencha seus dados abaixo e receba as novidades da Loyola.
Nome:
E-mail:
  
Sobre a Edições Loyola | Serviços Gráficos | Fale Conosco | Distribuidores e representantes | Revista Mensageiro | Liturgia Diária | Eventos | Política de Vendas | Política de Privacidade

Rua: Mil Oitocentos e Vinte e Dois, 341 - Ipiranga
CEP: 04216-000 - São Paulo - SP
Tel.: 11 3385-8500 | 2063-4275 | 3385-8501
Formas de Pagamento
Acompanhe
Youtube  
Certificados
© 2011 Edições Loyola . Todos os direitos reservados
Visualize este site com resolução mínima de 1024 x 768
DesignbyC10